Orguel Finanças - Grupo Orguel Grupo Orguel - Conheça
Notícias

4/5/2013

Produção brasileira tem alta em março

Rio - A produção industrial no país aumentou 0,7% em março ante fevereiro, na série com ajuste sazonal, informou na sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já na comparação com o mesmo mês de 2012, a produção recuou 3,3%, enquanto que em 12 meses e no ano as quedas acumuladas chegam a 2% e 0,5%, respectivamente.

 

A atividade avançou em março em 13 dos 27 ramos pesquisados e o destaque ficou com o setor de veículos automotores, que cresceu 5,1% em março em relação a fevereiro. Dessa forma, o setor eliminou parte da queda de 8,1% verificada em fevereiro ante janeiro.

Também apresentaram resultado positivo os setores de refino de petróleo e produção de álcool (3,3%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (11,9%), bebidas (4,6%), fumo (33,4%), mobiliário (11,0%) e borracha e plástico (2,7%).

Em contrapartida, apresentaram resultados negativos os setores de alimentos (-2,7%), com a segunda queda consecutiva, outros equipamentos de transporte (-5,0%), produtos de metal (-4,4%), diversos (-7,3%) e outros produtos químicos (-1,0%). Segundo o gerente da pesquisa, André Macedo, o recuo nos alimentos pode ser explicado por uma retração nas exportações de produtos como soja e açúcar, além da pressão exercida pela desaceleração da economia mundial. E há o impacto da inflação.

A produção industrial de bens de capital subiu 0,7% na passagem de fevereiro para março. Na comparação com março do ano passado, houve alta de 4,3%. Já a categoria de bens de consumo avançou 1,4% ante o mês anterior e caiu 7,2% sobre março de 2012. Entre os bens de consumo, os duráveis avançaram 4,7% de fevereiro para março e caíram 4,0% em relação a março de 2012.

Já os semiduráveis e não duráveis recuaram 0,5% na passagem de fevereiro para março e caíram 8,2% ante março do ano passado. "Chama atenção que a recuperação venha calçada no setor de bens de capital, que vinha apresentando resultados negativos em 2012", diz Macedo.

Os bens intermediários avançaram 0,8% de fevereiro para março e caíram 1,7% ante igual mês do ano passado. A média móvel trimestral da produção industrial de março foi de 0,3%. O IBGE revisou o resultado de fevereiro, em comparação a janeiro, de -2,5% para -2,4%.

Disseminação
 - A queda de 3,3% da produção industrial em março, na comparação com igual mês do ano anterior, foi disseminada entre as categorias de uso e atividades, informou o IBGE. Foi registrado resultado negativo em 21 das 27 atividades e em duas das categorias de uso - bens intermediários (-1,7%) e bens de consumo (-7,2%). Apenas o resultado dos bens de capital foi positivo (4,3%). "Vale citar que março de 2013 (20 dias) teve dois dias úteis a menos do que igual mês do ano anterior (22)", ressaltou o IBGE.

Os principais impactos negativos na formação da média geral partiram das indústrias de alimentos (-7,9%), farmacêutica (-17,3%), extrativa (-7,1%) e de metalurgia básica (-7,3%). Em contrapartida, entre as seis atividades que ampliaram a produção, o destaque foi a de refino de petróleo e produção de álcool (10,1%). (AE)

Fonte: http://www.diariodocomercio.com.br/