Orguel Finanças - Grupo Orguel Grupo Orguel - Conheça
Notícias

28/11/2012

Belo Horizonte é a melhor cidade de MG para as pequenas empresas

Belo Horizonte – Seguida de Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora e Uberaba, a capital mineira é a cidade com melhor Índice de Competitividade Municipal. O indicador mostra onde há melhor estrutura para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas (MPE).

O estudo compara as 853 cidades e as oito regiões de planejamento do Sebrae em Minas Gerais. Desde a primeira edição do estudo, em 2010, Belo Horizonte lidera o ranking. Entre as regiões, o Centro de Minas é a que apresenta o melhor Índice de Competitividade, na frente do Triângulo Mineiro e Sul. A pesquisa aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas.

O índice se baseia em fatores como Performance Econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio internacional, à remuneração e ao emprego; Suporte aos Negócios, que compreende o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia; Infraestrutura básica, que analisa as políticas de educação, saúde e meio ambiente, Capacidade de alavancagem do governo, sobre as finanças públicas, e Quadro Social, que engloba os principais indicadores sociais.

O estudo utiliza o método do Índice de Competitividade das Nações, calculado pelo International Institute for Management Development (IMD), que mede a capacidade do país de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas. Esse índice é publicado no Anuário da Competitividade Mundial (World Competitiveness Yearbook – WCY) desde 1989.

Fonte